Organização Curricular

O curso está organizado em quatro módulos a distância, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimento teórico-práticos que envolvem as tecnologias para Ciência de Dados através de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line.

Para garantir a comunicação entre alunos, professores, tutores e monitores, o desenho do curso propõe o seu desenvolvimento nas modalidades a distância com algumas atividades presenciais, tendo como
base uma metodologia interativa e problematizadora. Essa metodologia caracteriza-se pela formulação de problemas, o levantamento de hipóteses, o planejamento de situações experimentais para testagem de hipóteses através do desenvolvimento compartilhado de projetos interdisciplinares.

Serão realizados no mínimo um encontro presencial em cada módulo do curso. O encontro objetiva integrar alunos e professores, apresentar a proposta de trabalho, o ambiente virtual de aprendizado (atualmente o Moodle) e discutir a organização e programação dos estudos ao longo do módulo; discutir as atividades desenvolvidas, apresentar as produções realizadas e a avaliação.

Vagas e Polos

Na implementação do curso serão oferecidas 250 (duzentas e cinquenta) vagas, igualmente distribuídas para as unidades do Sindireceita de Rio Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Brasília. O número de vagas oferecido levou em consideração a disponibilidade de professores, o interesse dos polos, conforme apresentada pelo Sindireceita, e as condições para manter uma educação com qualidade.